Cuidado com a palavra amor!

A primeira vez que eu visitei o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, durante a visita da minha mãe à cidade, fiquei impactada com o final da exposição. Numa sala escura, conosco sentados, são projectados e declamados diversos excertos de poemas em português, dos mais variados poetas e com as mais variadas origens.

E aquele que mais me marcou foi um que tinha a seguinte frase: Cuidado com a palavra amor! (Não lembro o autor, já procurei e não achei.)

Não sei se por ser portuguesa e, por isso mesmo, levar tudo a sério e no sentido literal, sou muito cuidadosa com essa palavra. Creio que os portugueses em geral o são. Usamo-la apenas quando realmente a sentimos.

E, numa era em que tudo está a ficar banalizado, e que as pessoas começam a tratar-se de forma demasiado inconsequente, banalizar esta palavra é perigoso.

Perigoso no sentido de lhe tirar a beleza, a força, a intensidade, a magia. Perigoso no sentido de não sabermos mais se alguém que diz que te ama, realmente te ama.

Quando amo, amo, e amo para sempre, a não ser que algo transforme esse sentimento com uma razão plausível. Mas primeiro que eu diga que amo, primeiro que o sinta, demora e, por isso mesmo, quando vem, não vai inexplicavelmente.

Então, cuidado com a palavra amor! Preserve-a e use-a apenas quando realmente essa for a palavra que melhor define a sua emoção. Quando assim for, a pessoa que o ouvir dizer Amo-te, sentir-se-á um ser humano privilegiado e com razão.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Cuidado com a palavra amor!

  1. Mayara diz:

    Adorei a Mari escritora!
    Você É um amor…
    O blog já está na listinha dos que sigo.
    Beeijinhos

  2. LuMiLanov diz:

    Adorei e penso exatamente como você!
    Seria realmente bom que as pessoas sentissem a “energia” que as palavras contém e que não as desperdiçassem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s