Vencendo todos os paradigmas

Esta semana durante o almoço, DeRose pediu-me para lhe contar algo que tinha acontecido comigo. Depois de eu lhe contar todos os detalhes, a frase dele foi a seguinte: “Viu, por causa de um paradigma, quase deixou de viver uma coisa muito legal.”

Aquela frase não sai da minha cabeça, não só porque ele está mais do que certo, mas porque eu não tenho feito mais nada, além disso, nestes últimos quase dois anos que vivi aqui em São Paulo.

Nunca pensei que fosse mudar tanto, crescer tanto, descobrir tantas coisas que descobri e que tivesse de mudar tantas ideias enraizadas e, por isso paradigmas, que me cristalizavam em determinados aspectos.

É um processo desafiante, com tudo o que de difícil têm os desafios, requer um auto-estudo e humildade constantes e, por último, exige uma capacidade de mudança soberana.

Muitas vezes o primeiro instinto é dizer chega, não aguento mais mudar, não quero mais estar permanentemente analisando o que funciona e o que não funciona, dá muito trabalho e desgaste ao emocional.

Não obstante, quando essa inércia inicial é superada nada é mais gratificante. Nada mesmo. Saber que o que resultou dessa observação e auto-crítica foi um ser humano melhor, mais maduro, mais consciente dos outros e por isso mesmo mais integrado com os outros.

Claro que desfazer um paradigma implica criar outro, mas o cerne da questão não é essa. E sim aos poucos irmos evoluindo e criando paradigmas em maior consonância com a pessoa que pretendemos ser no futuro.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Vencendo todos os paradigmas

  1. PAI diz:

    BELO E SENSATO TEXTO
    DE FACTO, MUDAR QUALQUER COISA NA NOSSA VIDA É, PARA ALGUNS (ONDE EU ME INCLUO), ALGO MUITO DIFÍCIL, MOROSO E TRABALHOSO.
    PORÉM, TEMOS CONSCIÊNCIA, APÓS CADA MUDANÇA, DE UMA SENSAÇÃO DE VITÓRIA E DE TER INICIADO UM CAMINHO, QUE, PASSO A PASSO, FAZ DE NÓS UMA MELHOR PESSOA, PERMITINDO FICAR CADA VEZ MELHOR CONNOSCO E COM TODOS AQUELES QUE NOS SÃO MAIS CHEGADOS.
    ESTOU MUITO FELIZ POR TI E ORGULHOSO DE TI

  2. ana sofia rugna diz:

    Amei o seu comentário e se encaixou direitinho na minha pessoa
    bjão

Deixe uma Resposta

